segunda-feira, 18 de março de 2013

Shoppings de Anápolis - Anashopping

O Anashopping foi inaugurado em 09 de Junho de 1995, e revolucionou Anápolis, já que foi o primeiro shopping da cidade. Localizado no quilômetro 3 da Avenida Universitária no Bairro Santa Isabel, logo se tornou o principal ponto de encontro de muitos que aqui habitavam e também de cidades vizinhas, já que este foi o primeiro shopping a ser construído em uma cidade do interior goiano. Na época o acesso feito por transporte coletivo não era tão fácil, visto que havia reduzido número linhas de ônibus que percorriam a Avenida Universitária se comparado aos dias atuais. A construção do shopping trouxe grande desenvolvimento para a região norte da cidade. O Anashopping foi por muitos anos o único centro de compras e lazer de Anápolis, e passou por altos e baixos. Da inauguração para cá passou por diversas mudanças, e adaptações. Ao abrir, o supermercado anexo ao shopping era a "Casas Moreira", que ali permaneceu por algum tempo, além de ter a Rede Onogás de eletrodomésticos, como loja âncora. O Shopping também trouxe duas modernas salas de cinema, nas mãos do grupo Lumiere. Foi uma revolução já que Anápolis passou anos sem uma opção neste segmento, sendo que as antigas salas de cinema localizadas na região central da cidade estavam decadentes e foram fechadas. (fonte)




Clique pra ampliar
A princípio, um dos principais problemas do Anashopping foi a falta de tradição dos anapolinos em fazer compras em shoppings, o que deixou várias lojas com faturamento abaixo do esperado, e a rotatividade de lojas alta, além de ser uma constante encontrar lojas fechadas. Um exemplo foi o supermercado do shopping, que começou com a Casas Moreira, passou pela rede Comper e hoje temos no local o HiperVip.

Clique para ampliar
 Por mais incrível que pareça, o Anashopping possui uma área bruta locável maior que o seu concorrente, o Brasil  Park Shopping (que atualmente possui 137 lojas distribuídas em cerca de 22 mil m² de ABL em um terreno de 30 mil m² e 42 mil m² de área construída). Contando com 80 lojas em quase 25 mil m² de ABL, o Anashopping possui um terreno com área total de 50 mil m², sendo 30 mil m² de área construída. Construído pela empreendedora AutoRio, recentemente o Shopping passou a ser administrado pela Partner Corporate, que realizou profundas mudanças em sua estrutura. Tal reformulação começou a ser feita graças a inauguração do Brasil Park Shopping em 2008, que exigiu uma mudança de comportamento da administração, ou o resultado seria a derrocada do Shopping. (fonte)

Clique para ampliar
A primeira mudança foi com relação a disposição das lojas, que apresentavam uma certa confusão. As lojas do ramo de alimentação foram transferidas para uma praça de alimentação, local que antes era inexistente no shopping. A disposição das escadas rolantes instaladas no hall de entrada foi alterada. Tais escadas foram retiradas e instaladas estrategicamente nas pontas norte e sul dos corredores do shopping visando aumentar a circulação de clientes nos corredores de todo o mall. As mudanças não pararam por aí, a fachada do shopping foi remodelada, as duas salas de cinema existentes no shopping foram adaptadas ao sistema stadium e mais duas salas foram construídas no mesmo formato. Uma praça de alimentação foi praticamente construída do zero no piso 2, sendo o único ambiente do shopping que conta com ar condicionado, além de uma ambientação confortável e clean, que garante bastante tranquilidade aos usuários. Foram atraídas para o mesmo algumas  franquias nacionais e internacionais de restaurantes e fastfood como Giraffas, Subway, Cia da Empada  e Ting Express, além de outras opções do comércio local, porém com bastante qualidade, como Doçuras da Thalyta, Choppizza, Sabor da Picanha, dentre outras. O Shopping também conta com uma loja da Cacau Show, e um quiosque de Chopp Brahma.

Clique para ampliar
A área de lazer do Anashopping possui algumas opções que o shopping concorrente não possui, mantendo algumas exclusividades, como um grande fliperama da rede Magic Games com várias opções de diversões para crianças e jovens. O shopping também conta com a única pista de boliche da cidade, que fica localizada no piso II com acesso feito pela praça de alimentação, o que por si só já atrai bastante visitantes. O cinema foi ampliado, e teve seu controlador trocado, sendo hoje comandado pela rede CinemasPrime, contando com 4 salas de cinema Stadium, bomboniere, e promessa de início de projeções em 3d ainda em 2013. O shopping também conta com o espaço Victor festas, com brinquedos e diversão para crianças.
Clique para ampliar
Entre as lojas Âncoras estão a rede "Lojas americanas", uma filial da rede de eletrodomésticos Novo Mundo, a única filial da rede de lojas de departamentos "Avenida" na cidade, supermercado Hiper Vip além das concessionárias Renauto (Renault) e Planeta (Chevrolet). O shopping também conta com nomes de peso como Primetec, Studio Jeans, Tomazini Executive, Milenium Herig, Havaianas, Rival Calçados, Contra Ponto, Harry's Brinquedos, Arezzo, Requinte Enxovais, Anderson Joias, Fórum, entre outras que podem ser consultadas aqui

Clique para ampliar
Um dos grandes diferenciais do Anashopping é a gama de serviços oferecidos pelo mesmo. O Shopping abriga a única agência do VaptVupt da cidade, (uma criação do governo estadual que reúne em um só lugar diversos serviços, como Bombeiros, Polícia Civil, Sine, Ipasgo, Detran dentre outros). Além disso a primeira agência do Rápido, serviço semelhante ao VaptVupt, mas que reúne serviços municipais, também foi instalada no Shopping. Também há caixas eletrônicos de diversos bancos, casa lotérica, agência dos Correios, drogaria, academia e um posto de combustível.

Clique para ampliar
O Acesso entre os dois pisos se dá através de elevador, duas escadas fixas e duas escadas rolantes. Ao  todo, o shopping conta com 4 entradas, uma ao lado do supermercado, uma principal no piso 01, outra nos fundos através da loja Avenida, e outra recentemente instalada no piso 2 que dá acesso direto ao segundo piso do estacionamento que foi ampliado e passou a contar com dois pisos, permitindo ao shopping oferecer mais de 600 vagas. Além disso desde março de 2013 o estacionamento passou a ser pago, como acontece no Brasil Park Shopping, porém com valores menores. As três primeiras horas saem por R$ 2,00, mais R$ 1,00 por hora adicional.

Clique para ampliar
Apesar das reformas, que aumentaram bastante a área do shopping, e resolveram problemas como a falta de uma praça de alimentação e banheiros confortáveis, percebe-se que muito ainda precisa ser feito, e recentemente o Shopping anunciou que uma expansão já foi aprovada, o que nos deixa ansiosos por novidades. Afinal, apesar de pequeno o shopping é querido por muitos que sonham com ele ocupando o posto de maior shopping da cidade.

Clique para ampliar
Redes Sociais: Além do site, o shopping conta com página no facebook, e conta no twitter.

Clique para ampliar
Conclusão e comentários: Todos com mais de 20 anos, com certeza, tem boas recordações do saudoso Anashopping, e guardam com carinho lembranças de momentos marcantes no centro de compras, que pode não ser mais a primeira opção de muitos, mas que tem muito a oferecer à população. Recomendamos uma visita à área de lazer, com direito a  passagem pelo boliche que garante horas de diversão. A praça de alimentação apesar de pequena é aconchegante e não fica devendo em nada, quando falamos de variedades, sendo oferecidos pratos à la carte, sanduíches, pizzas, sucos e cremes, além de culinária oriental. Por ser menor, pode ser todo visitado em pouco tempo, o que não tira seu brilho. Além disso as vagas no estacionamento estão em número maior, o que evita descontentamentos como do outro shopping.

Clique nas fotos para ampliar: